segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Tibúrcio

Tibúrcio
(monólogo de 1 ato)


(Clamor) - Tibúrcio ô Tibúrcio, Tibúrcio ô Tibúrcio
Tibúrcio meu rei...
Tibúrcio só meu rei...

(Conta) Eu faço tudo que ele manda, 
sabe porque? por que ele é meu rei, 

(Clamor) Tibúrcio meu rei, só meu rei...

(Com admiração) - Ele é bonito, tem um rabão de peixe, todo coloridinho..

(Clamor) - Tibúrcio ô Tibúrcio,Tibúrcio meu rei, só meu rei..

(Conta) - Ele mora lá Corguinho...lá pelos lados da vereda do Mútum...

(Clamor) - Tibúrcio ô Tibúrcio, Tibúrcio meu rei...
Tibúrcio ô Tibúrcio meu rei...

(Conta) - Eu , faço tudo que ele manda, saber porque?
ele é meu rei, só meu rei...
um dia ele disse: leva aquele negrinho para a beira do rio, pega a tampa da lata dele e zaz...

(Excitação) ...E foi aquela sangueira...(Risadas) e tava quentinho...e bebi tudinho....Tibúrcio ô Tibúrcio, Tibúrcio meu rei.
(Muito excitado) - Tibúrcio, ô Tibúrcio meu rei, só meu rei...

(Para de repente, começa  com medo) - Tira a mão de mim, não, eu faço tudo que ele manda, ele é meu rei. Tibúrcio não deixa...não...me ajuda Tibúrcio...Tibúrcio meu rei...socorro meu rei...Tibúrcio ô meu rei...

(Tibúrcio, é um  fazendeiro de café e tem seu capataz como um fiel empregado , que é capaz de matar a mando dele que  depois de ser preso, acusado do crime, fica louco).






Monólogo escrito pela atriz e professora Soraya Neres. 
Enviado ao Clube Literário em 13 de outrubro de 2014.

Um comentário:

  1. O Tibúrcio parece um personagem do Guimarães Rosa. Agora fiquei curioso pra ver a performance que você faz desse monólogo Sol.... mal posso esperar por sua apresentação no próximo sarau.

    ResponderExcluir